Professor de ensino superior na área de orientação educacional

 Quanto ganha Professor de ensino superior na área de orientação educacional no Brasil?

     
 Salário

R$ 7.960
mensais

 Carga horária

44 hs
semanais

 Rotatividade

entre
0% e 30%

 O salário médio (admissão) para Professor de ensino superior na área de orientação educacional no Brasil é R$ 7.960, com uma carga horária típica de 44hs semanais.

Faixa de Rotatividade (turnover anualizado): entre 0% e 30%.
Conheça o turnover exato as tabelas salarias completas acessando a Mentoring.

 Como está o emprego para Professor de ensino superior na área de orientação educacional no Brasil?
Houve a contratação formal de 843 trabalhadores para esta ocupação no Brasil, nos últimos 6 meses.

 Consulta realizada através da Pesquisa Salarial da Mentoring. Esta página foi gerada em 27/03/2024.



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 Quais as atividades de Professor de ensino superior na área de orientação educacional?
  • ENSINAR, ARTICULANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
    • Proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos
    • Promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento
    • Desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos
    • Discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional
    • Discutir as práticas pedagógicas dos alunos
    • Problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos
    • Sistematizar conteúdos
    • Desenvolver atividades interativas
    • Desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem
    • Desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem
    • Problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas
    • Discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional
    • Analisar pesquisas educacionais
    • Orientar a elaboração de pesquisas dos alunos
    • Analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino
  • REALIZAR PESQUISAS CIENTÍFICAS SOBRE O CAMPO EDUCACIONAL
    • Elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo
    • Prever fontes de financiamento
    • Constituir grupos de pesquisa
    • Treinar auxiliares de pesquisa
    • Realizar revisão da literatura na área
    • Coletar dados e materiais para pesquisa
    • Sistematizar dados e materiais de pesquisa
    • Analisar dados e materiais de pesquisa
    • Redigir relatórios de pesquisa
    • Redigir publicações científicas
    • Divulgar resultados de pesquisas
  • ATUALIZAR-SE NA ÁREA
    • Estudar a produção científica da área
    • Estudar diferentes formas de comunicação
    • Estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino
    • Estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação
    • Participar de atividades culturais
    • Estudar a legislação educacional
    • Participar de congressos e eventos científicos
    • Realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.)
    • Estudar propostas e políticas educacionais
    • Estudar a constituição de profissões no campo educacional
    • Estudar outros idiomas
  • PLANEJAR ATIVIDADES RELATIVAS A CURSOS E PESQUISAS
    • Elaborar programas e cronogramas
    • Planejar aulas
    • Planejar pesquisas
    • Planejar estágios
    • Desenvolver propostas de avaliação
    • Planejar a produção de materiais didáticos
    • Prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico
    • Planejar os ambientes de aprendizagem
    • Planejar eventos e seminários
    • Planejar projetos de intervenção pedagógica
    • Planejar projetos de extensão
    • Planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica
    • Planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino
  • SUPERVISIONAR FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM ESTÁGIOS
    • Acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar
    • Orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios
    • Supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não)
    • Mapear campos para estágio
    • Orientar alunos sobre campos de estágio
    • Supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio
    • Mediar a relação do estagiário com a instituição
    • Supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos
  • ORIENTAR ALUNOS
    • Orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos
    • Atender alunos, individualmente e em grupo
    • Indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho
    • Orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos
    • Ler textos e relatórios produzidos pelos alunos
    • Orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos
    • Orientar monitores
    • Orientar alunos de iniciação científica
  • AVALIAR O TRABALHO ACADÊMICO CIENTÍFICO
    • Avaliar o desenvolvimento das aulas
    • Avaliar o desempenho dos alunos
    • Auto-avaliar-se
    • Avaliar cursos
    • Avaliar currículos e propostas pedagógicas
    • Avaliar planos de ação pedagógica
    • Avaliar projetos de pesquisa
    • Avaliar a própria prática de pesquisa
    • Atribuir notas e conceitos
    • Avaliar material didático
    • Avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços
    • Avaliar projetos de extensão
    • Avaliar trabalhos científicos
    • Colaborar em comissões de avaliação
    • Avaliar currículos de alunos
    • Avaliar políticas educacionais
    • Utilizar diferentes instrumentos de avaliação
    • Discutir resultados de avaliação
  • COORDENAR ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
    • Coordenar cursos
    • Coordenar projetos pedagógicos
    • Coordenar pesquisas
    • Coordenar estágios
    • Coordenar grupos de pesquisa
    • Coordenar equipes de trabalho
    • Coordenar convênios
    • Coordenar reuniões
    • Coordenar projetos de extensão
    • Coordenar eventos
    • Coordenar áreas, disciplinas e turmas
  • PRODUZIR MATERIAL DE TRABALHO
    • Produzir planos de cursos e de aulas
    • Produzir textos para uso pedagógico
    • Produzir instrumentos de avaliação
    • Produzir artigos para divulgação
    • Organizar coletâneas
    • Produzir transparências
    • Produzir vídeos
    • Produzir cartazes
    • Produzir hipertextos
    • Integrar equipe para o desenvolvimento de homepage
    • Integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos
    • Organizar publicações
  • PRESTAR ATENDIMENTO ÀS DEMANDAS DA COMUNIDADE, NA ÁREA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR
    • Realizar eventos
    • Prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica
    • Prestar assessoria a órgãos públicos
    • Programar cursos para atendimento a demandas externas
    • Ministrar cursos para atendimento às demandas externas
    • Elaborar pareceres
    • Proferir palestras
    • Atuar em debates
    • Atuar em banca examinadora docente e discente
    • Atuar no processo de seleção de alunos e professores
    • Elaborar projetos de extensão
    • Atuar em projetos de extensão
    • Atuar em comissões editoriais
  • PARTICIPAR DE ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS
    • Participar de comissões
    • Participar de colegiados
    • Gerenciar convênios
    • Gerenciar projetos
    • Exercer cargos de representação
    • Exercer cargos de direção
    • Preencher relatórios de atividades
    • Participar de reuniões
    • Sugerir composição de bancas examinadoras
  • COMUNICAR-SE
    • Dialogar com os alunos
    • Dialogar com os professores da instituição
    • Dialogar com as entidades representativas
    • Estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade
    • Estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição
    • Estabelecer relações com os órgãos de fomento
  • DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS
    • Dominar a língua portuguesa
    • Trabalhar com diferentes formas de interação humana
    • Participar de associações científicas
    • Dominar conhecimentos básicos de outros idiomas
    • Participar de associações de classe
    • Trabalhar em equipe
    • Compromissar-se social e politicamente
    • Analisar os problemas da realidade brasileira
    • Demonstrar postura ética
    • Demonstrar postura crítica
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     Quais regiões mais empregam Professor de ensino superior na área de orientação educacional?

    em todo o Brasil
    10.629 trabalhadores
    Brasília/DF
    1.021 trabalhadores
    Presidente Prudente/SP
    696 trabalhadores
    Goiânia/GO
    545 trabalhadores
    São Paulo/SP
    539 trabalhadores
    Criciúma/SC
    398 trabalhadores
    Curitiba/PR
    289 trabalhadores
    Rio de Janeiro/RJ
    250 trabalhadores
    Campo Grande/MS
    241 trabalhadores
    Manaus/AM
    187 trabalhadores
    Araguari/MG
    183 trabalhadores
    Teresina/PI
    140 trabalhadores
    Manhuaçu/MG
    140 trabalhadores
    Catanduva/SP
    135 trabalhadores
    Cruz Alta/RS
    122 trabalhadores
    Uberlândia/MG
    114 trabalhadores
    Viçosa/MG
    114 trabalhadores
    Botucatu/SP
    109 trabalhadores
    Marília/SP
    109 trabalhadores
    Joinville/SC
    108 trabalhadores
    Penápolis/SP
    106 trabalhadores
    Jaraguá do Sul/SC
    103 trabalhadores
    Bauru/SP
    102 trabalhadores
    Ribeirão Preto/SP
    102 trabalhadores
    Araraquara/SP
    101 trabalhadores
    Avaré/SP
    97 trabalhadores
    Juiz de Fora/MG
    95 trabalhadores
    São Luís/MA
    91 trabalhadores
    Sena Madureira/AC
    90 trabalhadores
    Fortaleza/CE
    87 trabalhadores